Crescimento
Setor de serviços tem pequena alta em abril

O volume de serviços no País cresceu 0,2% em abril deste ano, na comparação com o mês anterior, registrando quase estabilidade. É a terceira alta consecutiva do indicador, que já havia crescido 0,4% em março e 0,9% em fevereiro. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgados pelo IBGE.
O setor também apresentou altas de 1,8% na comparação com abril do ano passado, 2,2% no acumulado do ano e 2,7% no acumulado de 12 meses.
A receita nominal não variou de março para abril, mas cresceu 7,1% em relação a abril do ano passado e 7,5% tanto no acumulado do ano quanto no acumulado de 12 meses.
A alta de 0,2% na passagem de março para abril é o resultado do crescimento de apenas uma das cinco atividades pesquisadas: transportes, que avançou 0,5%.
As outras quatro atividades do setor de serviços apresentaram queda: outros serviços (-2,3%); serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,5%); informação e comunicação (-0,2%); e serviços prestados às famílias (-0,1%).
O agregado de atividades turísticas, que é analisado separadamente das cinco atividades, cresceu 3,2% de março para abril, depois de ter caído 0,1% em março.
Segundo Luiz Almeida, analista da pesquisa, não é possível afirmar que os serviços estejam desacelerando, especialmente por rodarem ainda muito próximos do marco histórico. (Agência Brasil e Estadão Conteúdo)