Comércio no Brasil
Vendas do varejo caem 0,4% em abril ante março

As vendas do comércio varejista caíram 0,4% em abril ante março, na série com ajuste sazonal, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com abril de 2024, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 4,8% em abril de 2025.
Após a queda de 0,4% no volume vendido em abril ante março, o varejo passou a operar em patamar 0,4% abaixo do recorde de vendas visto em março de 2025,
Quanto ao varejo ampliado — que inclui as atividades de material de construção, veículos e atacado alimentício —, as vendas caíram 1,9% em abril ante março, na série com ajuste sazonal. Na comparação com abril de 2024, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram alta de 0,8% em abril de 2025.
As vendas do comércio varejista ampliado acumularam alta 1,0% no ano. Em 12 meses, as vendas subiram 2,7%.
São Paulo
O saldo de empregos no comércio no Estado de São Paulo registrou déficit no mês de março, com a diminuição de 3.313 vagas de trabalho, segundo dados divulgados quarta-feira (11) pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
“A queda no consumo, os juros elevados, o aumento na inadimplência e a menor confiança em relação à economia foram os principais fatores que influenciaram esse resultado”, destacou a FecomercioSP. (Estadão Conteúdo e Agência Brasil)