Mercado
Encontro vai tratar de medidas para reduzir preço de alimentos
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, informou que está sendo organizada uma reunião para semana que vem entre o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e setores de supermercados e produtivos para tratar sobre o alto preço dos alimentos. De acordo com ele, a expectativa é de que os preços dos principais alimentos estejam em declínio no meio do ano.
“Temos sim um problema conjuntural de alta de preço de alimentos, com diversos alimentos que têm perfil de commodities que dispararam no mercado internacional”, citou o ministro. “A expectativa é de uma grande safra este ano, então, a expectativa e todos os estudos apontam que até o meio do ano, os principais preços estarão em declínio”, afirmou, em entrevista à GloboNews
Ele complementou: “Estamos organizando já para semana que vem um novo encontro do presidente com vários setores, seja de supermercados e produtivos, para dialogar com eles e entender mais detalhadamente e ver medidas que podem ser feitas no sentido de acelerar essa redução de preços.”
A prévia da inflação de fevereiro mostra desaceleração nos preços dos alimentos, ou seja, subiram menos do que em janeiro. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) indicou que, neste mês, houve alta de 0,61%. O IPCA-15 funciona como prévia da inflação oficial e o IPCA é a inflação oficial. Ambos os índices levam em consideração uma cesta de produtos e serviços para famílias com rendimentos entre um e 40 salários mínimos.
Os principais aumentos nos alimentos, dentro do IPCA-15, foram da cenoura (17,62%) e café moído (11,63%). Entre as quedas, destacam-se a batata inglesa (-8,17%), arroz (-1,49%) e frutas (-1,18%). (Estadão Conteúdo e Agência Brasil)