Buscar no Cruzeiro

Buscar

Oportunidades

Senai atenderá mais de 10 mil indústrias

10 de Fevereiro de 2025 às 22:16
Cruzeiro do Sul [email protected]
 Entre os serviços estão consultorias energéticas, tecnologias 4.0 e internet das coisas
Entre os serviços estão consultorias energéticas, tecnologias 4.0 e internet das coisas (Crédito: JOSÉ PAULO LACERDA / CNI)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) informou ontem que deverá atender neste ano 10,8 mil micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) de todo o país, para que melhorem o desempenho e a produtividade.

No ano passado, cerca de 8 mil MPMEs receberam esse tipo de serviço, que envolve consultorias para aumento da eficiência energética, tecnologias da indústria 4.0, internet das coisas, manufatura enxuta, entre outras.

No ano passado, mais de 6,5 mil atendimentos foram voltados para o aumento da eficiência energética, manufatura enxuta e transformação digital. Outras 1,2 mil empresas participaram do processo de validação e receberam tecnologias da indústria 4.0, como internet das coisas e inteligência artificial.

O serviço, realizado no âmbito do programa Brasil Mais Produtivo, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) registrou aumento de 27,75% de produtividade nas empresas que receberam consultorias sobre manufatura enxuta e redução de 17,95% no consumo de energia para quem recebeu atendimento sobre eficiência energética.

A chamada mais recente, em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), teve 33 projetos aprovados, que vão receber R$ 16,8 milhões, com a previsão de beneficiar 971 MPMEs. (Agência Brasil)