Buscar no Cruzeiro

Buscar

Medidas

Agricultura cria Centro de Operações de Emergência no RS

22 de Julho de 2024 às 22:05
Cruzeiro do Sul [email protected]
Doença de Newcastle foi detectada em granja de frangos
Doença de Newcastle foi detectada em granja de frangos (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O Ministério da Agricultura instituiu o Centro de Operações de Emergência Zoossanitária (Coezzo) para o enfrentamento da emergência zoosanitária decretada no Rio Grande do Sul. O ministério atribui a criação do comitê à necessidade de aplicação imediata de “medidas específicas para contenção e eliminação do agente causador da doença de Newcastle (DNC)”.

O objetivo da pasta é prevenir a disseminação da doença para outras áreas do País e eliminar o vírus no Estado. O Ministério da Agricultura confirmou na quarta-feira (17) a detecção do foco de DNC em um estabelecimento industrial de 14 mil animais em Anta Gorda, no Rio Grande do Sul.

A doença de Newcastle é uma doença viral que afeta aves domésticas e silvestres e causa sinais respiratórios seguidos por manifestações nervosas.

A Secretaria da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina publicou nota técnica em que destaca a necessidade de reforço das medidas de biosseguridade nas granjas avícolas do Estado. O secretário estadual da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, destacou que a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) está adotando diversas ações específicas para garantir a proteção sanitária do Estado. Entre as ações estão a análise da movimentação de animais e produtos de origem animal oriundos da região do foco, vigilância ativa em propriedades que receberam animais daquela região nos últimos 30 dias e a orientação aos Postos de Fiscalização Agropecuária da divisa sul do Estado para desinfetar todos os veículos provenientes da região afetada. (Estadão Conteúdo)