Buscar no Cruzeiro

Buscar

Contas públicas

Meta de déficit zero não foi rejeitada, diz Lula

16 de Julho de 2024 às 22:18
Cruzeiro do Sul [email protected]
placeholder
placeholder

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em entrevista à TV Record, em trecho divulgado pelo portal de notícias R7, que precisa ser convencido sobre a necessidade de cortar gastos e que a única coisa fora de controle na economia brasileira é a taxa de juros.

“Eu tenho que estar convencido se há necessidade ou não de cortar”, disse o presidente no vídeo divulgado pelo R7. Ele disse que os números mostram que a economia do Brasil vai bem. “A única coisa que não está controlada é a taxa de juros”, declarou o presidente.

O presidente disse que a meta de déficit zero não foi rejeitada e que tem experiência de administração bem-sucedida. Ele se refere a seus primeiros mandatos como chefe de governo, entre 2003 e 2010.

Em outro trecho da entrevista noticiado pelo portal R7, Lula teria dito que não há problema em o déficit do País ser zero, 0,1% ou 0,2%. Ele também afirmou ser aceitável não cumprir a meta fiscal se houver coisas mais importantes para serem feitas: “Você não é obrigado a estabelecer uma meta e cumpri-la se você tiver coisas mais importantes para fazer.”

Lula disse, segundo o R7, que o Brasil é muito grande e a cabeça de dirigentes e alguns especuladores é que é pequena. Ele afirmou ter uma divergência com o mercado por tratar como investimento algumas ações que os operadores enxergam como gasto. O presidente afirmou ainda que o importante que o País esteja crescendo e que fará o necessário para cumprir o arcabouço fiscal.

A íntegra da entrevista seria divulgada ontem (16) à noite pela TV Record. As afirmações foram publicadas pelo site R7 em formato de texto, sem vídeo. (Da Redação, com informações de Estadão Conteúdo)