Buscar no Cruzeiro

Buscar

Abastecimento

Governo derruba liminar e compra arroz importado

Conab adquiriu 263 mil toneladas por meio de leilão realizado ontem

06 de Junho de 2024 às 23:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
placeholder
placeholder

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) comprou 263,3 mil toneladas de arroz importado em leilão realizado ontem (6) de manhã.

A estratégia do leilão foi adotada para reduzir o preço do arroz, que chegou a aumentar 40% por causa das enchentes no Rio Grande do Sul. O Estado é responsável por 70% da produção nacional do grão.

O produto será destinado a pequenos varejistas, mercados de vizinhança, supermercados, hipermercados, atacarejos e estabelecimentos comerciais em regiões metropolitanas, com base em indicadores de insegurança alimentar.

O leilão chegou a ser barrado pela Justiça Federal em Porto Alegre. O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), Fernando Quadros da Silva, entretanto, acatou pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) e liberou a realização do pregão.

O Ministério da Agricultura e a Conab alegam que a medida visa frear o aumento especulativo dos preços do cereal no País. Entidades do agronegócio argumentam que não há risco de desabastecimento e nem necessidade de recorrer às compras públicas para reequilibrar o mercado.

Deputados de oposição ao governo voltaram a acionar ontem o para pedir a suspensão da compra das 263,3 mil toneladas de arroz importado pela Conab. Os parlamentares alegam que a medida é desnecessária e “tem causado um aumento significativo do preço do arroz não só no Brasil, como também em países integrantes do bloco econômico do Mercosul”. (Agência Brasil e Estadão Conteúdo)