Buscar no Cruzeiro

Buscar

Imposto de renda

Declarações de IR somam 42 milhões e superam 2023

Cerca de 4 milhões de contribuintes enviaram nos dois últimos dias

03 de Junho de 2024 às 23:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
Receita prolongou prazo até agosto para quem mora no RS
Receita prolongou prazo até agosto para quem mora no RS (Crédito: JOÉDSON ALVES / ARQUIVO ABR)

O total de declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) entregue neste ano foram de 42.421.153, ainda não alcançando a expectativa máxima da Receita Federal (43 milhões), mas ficando acima de 2023, quando 41,2 milhões foram enviadas.

Assim como em todos os anos, um número significativo de brasileiros deixou para entregar o IRPF no fim do prazo. Cerca de 4 milhões de declarações foram enviadas entre os dias 30 e 31 de maio, os últimos para entrega.

O número de envios pode ter subido este ano devido à maior disponibilidade de declarações pré-preenchidas, que facilitam o procedimento e alcançaram 75% dos contribuintes. No final, o recurso foi utilizado por 41% dos declarantes.

Quem não entregou a declaração dentro do prazo fica sujeito à multa mínima de R$ 165,74, mas que pode chegar a 20% do valor devido, a depender do montante não declarado.

O número de declarações entregues ainda pode aumentar, uma vez que a Receita, de modo extraordinário, prolongou para 30 de agosto o prazo para contribuintes do Rio Grande do Sul, em razão da tragédia climática.

Das declarações entregues neste ano, 60,6% têm direito a alguma restituição do IRPF. Os valores começaram a ser pagos na sexta-feira (31). Foram desembolsados R$ 9,5 bilhões a 5.562.065 contribuintes. (Agência Brasil)