PIB
OCDE melhora projeção para a economia do Brasil
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) melhorou a sua projeção para o crescimento da economia brasileira neste ano, mas ainda vê desaceleração frente a 2023. O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve ter alta de 1,9% em 2024, acima da estimativa anterior de aumento de 1,8%, conforme relatório do organismo internacional. No ano passado, o País cresceu 2,9%.
“Impulsionados pelo crescimento robusto do emprego, os aumentos do salário mínimo e a diminuição da inflação, espera-se que os gastos das famílias sejam o principal motor do crescimento, especialmente em 2024”, informou a OCDE no relatório.
A organização também melhorou sua expectativa à frente. A OCDE estima que o PIB do Brasil cresça 2,1% em 2025, ante projeção anterior de 2,0%.
Mas há riscos de baixa para as projeções econômicas do Brasil, alerta. Segundo a OCDE, maiores tensões geopolíticas e o crescimento mais lento na China, um importante parceiro comercial do País, poderiam atenuar a demanda externa, enquanto desequilíbrios fiscais representam ameaças de pressões inflacionárias.
A OCDE também projetou estimativa do PIB da Argentina, que sofrerá contração de 3,3% no ano atual, antes de crescer 2,7% em 2025. Já para o México, a organização espera avanços de 2,2% e 2,0%, respectivamente. (Estadão Conteúdo)