Buscar no Cruzeiro

Buscar

Consumidor deve gastar R$ 154 com ovos de Páscoa

Pesquisa da Acso indicou que 53% dos que vão presentear pretendem comprar produtos artesanais

18 de Março de 2024 às 22:30
Cruzeiro do Sul [email protected]
Expectativa de aumento de vendas neste ano é de 4,5%
Expectativa de aumento de vendas neste ano é de 4,5% (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (28/2/2024))

Pesquisa encomendada pela Associação Comercial de Sorocaba e Distrital Votorantim (Acso), em parceria com a Athon Ensino Superior, aponta que a venda de ovos de chocolate nesta Páscoa deverá ter um aumento de 4,5% com relação ao mesmo período do ano passado. A data é a mais importante para venda de produtos de chocolate.

O levantamento indicou que 47% dos consumidores realizaram compras em 2023 e, em 2024, 47,3% afirmaram que vai fazer compras na Páscoa. Cerca de 27% dos consumidores responderam que não vão realizar nenhuma compra e 25% ainda estavam indecisos.

Mesmo nesse cenário, a maioria dos consumidores (58,1%) afirmou que vai comprar mais de um presente, com expectativa de gastar aproximadamente R$ 154, valor praticamente igual ao gasto em 2023. Com relação às formas de pagamento, 56,8% afirmaram que vão utilizar o cartão de crédito, 28,4% cartão de débito e 12,3% o Pix.

A grande maioria dos entrevistados (81,5%) afirmou que vai presentear com ovos de chocolate. Desses, 53,1% optaram pela compra de ovos artesanais, que já representam mais da metade do volume consumido durante a Páscoa. Esse comportamento é facilmente explicado como sendo uma forma de economizar, já que os itens artesanais (caseiros e feitos sob encomenda) têm um preço médio menor que os industrializados.

Para o presidente da Acso, Hygor Duarte, a tendência pelos ovos artesanais mostra o quanto o sorocabano tem valorizado o pequeno empreendedor e o comércio local.

(Da Redação)