Buscar no Cruzeiro

Buscar

CNI

73% das indústrias devem investir

13 de Março de 2024 às 22:13
Cruzeiro do Sul [email protected]
Com a confirmação dos investimentos, haverá aumento na capacidade produtiva e melhoria dos processos produtivos
Com a confirmação dos investimentos, haverá aumento na capacidade produtiva e melhoria dos processos produtivos (Crédito: Tomaz Silva/Agência Brasil)

Subiu de 68% para 73% a parcela das grandes fábricas brasileiras que têm planos de investimentos em 2024, em comparação ao ano passado, aponta sondagem divulgada ontem (13), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Se o planejamento for consolidado, a alta de 5 pontos porcentuais irá representar aumento na capacidade produtiva e melhoria dos processos produtivos.

Os principais objetivos dos investimentos das indústrias de grande porte para este ano são a ampliação ou melhoria da capacidade produtiva (42%) e a ampliação ou melhoria do processo produtivo atual (42%). Na sequência, aparecem o interesse em investir em novos produtos (9%) e novos processos produtivos (7%).

Em um cenário de alto custo do crédito, 39% das grandes empresas afirmaram à CNI que pretendem usar “exclusivamente” recursos próprios, enquanto 29% disseram que irão investir “em sua maior parte” com recursos próprios.

Segundo a sondagem, o porcentual das grandes empresas que planejam investir neste ano para atingir, principalmente, o mercado externo alcançou 10% — um recorde na série histórica da sondagem da entidade. (Da Redação com Estadão Conteúdo)