Economia
Cenoura, batata e banana tiveram alta de preço
A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais caras em janeiro, como mostra o 2º Boletim de 2024 do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro Fevereiro (Prohort), divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O levantamento de preços de hortifrúti é feito mensalmente pela Conab, em dez centrais de Abastecimento (Ceasa) do País. Especificamente sobre o mês de janeiro, o clima foi apontado como fator importante na oferta das hortaliças e frutas, o que influenciou diretamente nos preços dos alimentos. Um destaque da Conab foi dado aos efeitos das chuvas nos Estados das regiões Sul e Sudeste.
De acordo com a pesquisa, a cenoura ficou 96,91% mais cara em janeiro. Os preços do produto no atacado mais que dobraram nas ceasas de Goiânia, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Minas Gerais, principal abastecedor dos mercados em nível nacional, teve seus envios às ceasas reduzidos em cerca de 30%.
Já a batata comum subiu 35,25% na média. Janeiro foi o quarto mês consecutivo de alta dos preços do tubérculo que figura entre os mais presentes no prato dos brasileiros.
Dentre as frutas, a maior elevação nos preços ficou para a banana, 13,84%. Com relação à laranja, a procura internacional para fazer suco da fruta elevou os preços em um contexto de menor oferta no mercado nacional. (Agência Brasil)