Economia
Agricultores espanhóis bloqueiam rodovias
Os agricultores e pecuaristas espanhóis continuam com protestos para denunciar as dificuldades sofridas pelo setor, com bloqueios de estradas em vários pontos do país. Eles provocaram a suspensão da primeira fase de uma prova de ciclismo no sul.
A maior parte das ações concentrou-se no sul, em províncias como Granada, Málaga, Jaén e Sevilha, onde as principais rotas foram cortadas.
A primeira etapa da Volta a Andaluzia, prova de ciclismo profissional, teve de ser suspensa devido à “falta de forças policiais”, que estavam ocupadas com as manifestações dos agricultores, segundo os organizadores.
Na Catalunha (nordeste), perto da fronteira com França, uma centena de tratores bloqueou por horas um trecho da rodovia AP-7, que liga os dois países, perto de Pontós (Girona), como fizeram no dia anterior.
Os agricultores espanhóis queixam-se da burocracia e da complexidade das normas europeias, além dos baixos preços a que vendem os seus produtos e da concorrência estrangeira, que consideram injusta. (AFP)