Economia
Movimentação de carga na hidrovia Tietê-Paraná subiu 120% em 2023
Com seus 2,4 mil quilômetros navegáveis, a hidrovia Tietê-Paraná registrou, em 2023, um aumento na movimentação total de cargas. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo (Semil), a alta foi de 120,7%, comparada ao mesmo período de 2022, com transporte de 2,4 milhões de toneladas em 2023 contra 1,1 milhão de toneladas no ano anterior. Há crescente movimentação da soja na hidrovia, que é administrada pelo Departamento Hidroviário (vinculado à Semil). De janeiro a junho de 2023 a hidrovia já havia batido o recorde de aumento de 76% na movimentação fluvial de cargas.
Em sua extensão, a hidrovia Tietê-Paraná atende, sobretudo, ao transporte da produção agrícola e possui 30 terminais intermodais para carga e descarga de produtos, responsável por conectar os Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais, Goiás e São Paulo, de acordo com a secretaria. No trecho paulista são 800 quilômetros, indo desde Mogi das Cruzes até o município de Pereira Barreto. Neste trecho a hidrovia possui 14 terminais intermodais que funcionam associados a 9 barragens, 10 eclusas e 23 pontes em sua estrutura.
Dentre as commodities mais transportadas, a soja representou 41% das cargas, equivalente a 990 mil toneladas do grão. Em segundo aparece o milho, com 682 mil toneladas e, em terceiro lugar, a cana-de-açúcar e derivados, com 584,4 mil toneladas. O transporte de passageiros registrou mais de 85 mil pessoas.
As obras do canal de Nova Avanhandava vêm sendo executadas por meio de uma operação com remoção de 19 a 21 mil metros cúbicos de rochas por mês. Ao todo serão removidos 552 mil metros cúbicos de rochas -- com detonações subaquáticas para aumento do calado no canal -- em Buritama, o que permitirá a navegabilidade na hidrovia mesmo em períodos de estiagem.
Até agora, 2,57% das obras foram executados e a previsão é que até abril de 2026 todo o trecho de Nova Avanhandava esteja completamente ampliado, com um investimento de R$ 293,7 milhões para garantir o aumento da profundidade do canal de navegação no reservatório de Três Irmãos, ao longo de 16 km.
Salto
Segundo o Departamento Hidroviário, houve estudos técnicos e ambientais para ampliação da navegabilidade com implantação de barragens, eclusas e pequenas centrais hidrelétricas para geração de energia, no rio Piracicaba, para navegação até o distrito de Artemis, que foi objeto de realização de audiências públicas e, no rio Tietê, para extensão da navegação até Salto. No entanto, ambos os projetos foram descontinuados. (Da Redação)