Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Congresso argentino aprova texto-base de reformas de Milei

02 de Fevereiro de 2024 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
placeholder
placeholder

O pacote de reformas proposto pelo presidente argentino, Javier Milei, deu um primeiro passo ontem (2) com a aprovação de seu texto-base pelos deputados, que continuarão analisando o projeto artigo por artigo a partir de terça-feira. Houve um longo debate enquanto ocorriam protestos em frente ao Congresso.

No encerramento do terceiro dia de sessões, a Câmara Baixa aprovou a chamada “Lei Ônibus” por 144 a 109, com os 38 votos da minoria oficialista de extrema direita e o apoio de forças aliadas e opositoras de centro direita, com as quais o presidente negociou até reduzir o projeto original pela metade.

Pouco antes da votação, ao compartilhar um texto que pedia aos legisladores a encerrar o debate, Milei publicou na rede social X: “Vocês têm hoje a oportunidade de mostrar de que lado da História querem estar”.

A votação é uma conquista política para Milei, embora o projeto ainda precise ser debatido “artigo por artigo”, podendo sofrer alterações antes de passar para o Senado.

O projeto inclui a concessão de superpoderes, ou “poderes delegados”, ao presidente para governar por decreto, dispor a venda de empresas públicas, contrair dívida externa sem aval parlamentar e desregulamentar as atividades econômicas, entre outras reformas de sua ideologia autodefinida como “anarcocapitalista”. (AFP)