Economia
Ibovespa renova recorde
O Ibovespa, principal índice de ações da Bolsa de Valores (B3), bateu novo recorde histórico ontem (18), ao encerrar o dia com alta de 0,68%, aos 131.083 pontos. Puxado pela valorização das ações da Petrobras, que subiram na esteira de nova alta dos preços internacionais do petróleo, o índice superou os 130.842 pontos da última quinta-feira, o recorde anterior. Com o avanço de ontem, o Ibovespa acumula alta de 2,95% no mês e de 19,46% no ano.
Com agenda relativamente esvaziada ontem, a alta em torno de 2% nos preços do petróleo -- após novo ataque de rebeldes do Iêmen a navio no Mar Vermelho, importante via de escoamento do petróleo do Oriente Médio -- puxou as ações da Petrobras, que fecharam o dia com ganhos de 2,05% (ON) e 1,24% (PN).
‘Eventos econômicos importantes passaram e o mercado começa a diminuir a liquidez. O dia foi de movimentações mais contidas, e o petróleo ajudou, com o setor de energia segurando o índice na sessão”, disse Pedro Canto, analista da CM Capital.
O dólar à vista caiu 0,66% em relação ao real, a R$ 4,90, o menor nível desde o dia 6. Segundo operadores, a queda da moeda americana refletiu um movimento de realização dos lucros. (Estadão Conteúdo)