Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

IBGE: indústria avança só 0,1% em outubro

01 de Dezembro de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Setor opera 1,6% abaixo do nível pré-pandemia
Setor opera 1,6% abaixo do nível pré-pandemia (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A indústria iniciou o quarto trimestre estagnada. A produção do setor cresceu apenas 0,1% em outubro ante setembro, após já ter ficado estável (0%) no mês anterior. Os dados foram divulgados pelo IBGE. Apesar do início do ciclo de afrouxamento monetário, os juros ainda elevados permanecem afetando decisões de consumo e investimentos, ajudando a manter a tendência de menor dinamismo na produção industrial, justificou André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE.

A expansão de 1,6% registrada na produção de alimentos deu a principal contribuição para manter o desempenho da industria ainda em território positivo. Houve avanços em 14 dos 25 ramos pesquisados, como em produtos farmacêuticos (3,7%) e máquinas e equipamentos (2,4%). Na direção oposta, o IBGE apurou perdas em equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-2,6%) e impressão e reprodução de gravações (-5,8%), entre outros segmentos.

A indústria brasileira chegou a outubro operando 1,6% aquém do patamar de fevereiro de 2020. Em outubro, a indústria brasileira operava 18,1% aquém do pico alcançado em maio de 2011. Na categoria de bens de capital, a produção está 37% abaixo do pico, registrado em abril de 2013, enquanto os bens de consumo duráveis operam 42,2% abaixo do ápice, de março de 2011. (Estadão Conteúdo)