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Economia

Consumidor deve comprar com cuidado na Black Friday

Planejar os gastos pode evitar o comprometimento do orçamento familiar

23 de Novembro de 2023 às 23:01
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Estudo da ACSP mostra menor intenção de compra na data
Estudo da ACSP mostra menor intenção de compra na data (Crédito: NELSON ALMEIDA / AFP (23/11/2023))

Por conta da Black Friday, que ocorre hoje (24), na última sexta-feira do mês de novembro, o comércio apresenta ofertas e condições especiais de pagamento aos consumidores, que podem durar até o mês inteiro. Para evitar compras desnecessárias e que ultrapassem o orçamento, a organização Akatu aponta que é importante estar alerta para compras por impulso e sem planejamento, que podem comprometer o orçamento familiar.

O diretor de atendimento do ProconSP, Rodrigo Tritapepe, alerta que muitas dívidas são adquiridas após uma concessão de crédito ou cartão de crédito ao consumidor. “A facilidade do crédito faz com que ele adquira produtos e serviços, muitas vezes, ocasionando um descontrole, levando ao endividamento”, disse.

Tritapepe pontuou etapas para que os consumidores avaliem suas compras: ter condições financeiras para pagar as parcelas ou mesmo o produto com um grande desconto; avaliar a necessidade daquela aquisição; fazer uma busca da média de preço de mercado para identificar reais boas oportunidades; e procurar um fornecedor de sua confiança.

“Ele vai precisar ter certeza de que, naquele período, aquela oferta está sendo de verdade uma condição especial. Para isso, existem sites de monitoramento de preços que fazem isso. Uma busca rápida pela internet você vai encontrar sites que podem fazer uma pesquisa, por exemplo, de seis meses da variação do preço”, orientou.

Levantamento feito pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) com a PiniOn sobre as intenções de compra nesta Black Friday aponta que, em termos nacionais, 38,2% dos entrevistados devem fazer compras a partir de hoje, enquanto 35,7% não pretendem consumir e 26,1% estão atualmente indecisos. Já em escala estadual, em São Paulo, 40,7% têm a intenção de fazer compras na data, 31,9% não pretendem consumir e 27,5% não têm certeza.

Nacionalmente, no comparativo com 2022, o estudo verificou uma queda no número de pessoas que devem consumir na Black Friday, assim como na parcela que não pretende fazer compras -- a quantidade de indivíduos que não se decidiu, no entanto, cresceu. (Estadão Conteúdo e Agência Brasil)