Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Sindicatos contam 1.200 demissões na General Motors

25 de Outubro de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
placeholder
placeholder

Chega a 1,2 mil o total de demissões feitas pela General Motors (GM) no fim de semana em suas três fábricas no Estado, segundo os sindicatos de metalúrgicos de São Caetano do Sul, São José dos Campos e São Paulo. Segundo as entidades, os números foram confirmados pela empresa, que, procurada pelo Estadão, respondeu que “esses dados não estão disponíveis”.

A GM alegou necessidade de cortes em razão da queda nas vendas e nas exportações. O grupo emprega aproximadamente 12 mil pessoas nas três plantas. Desde segunda-feira, as unidades estão com as linhas de produção totalmente paralisadas por conta de protesto dos trabalhadores, que acusam a empresa de ter rompido acordo de lay-off (suspensão temporária de contratos de trabalho), assinado em junho, que dava garantia de estabilidade aos trabalhadores.

Há cerca de um mês a GM propôs programa de demissão voluntária (PDV), aos sindicatos de suas fábricas paulistas. Em assembleias, os trabalhadores recusaram a oferta. (Estadão Conteúdo e Redação)