Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

FMI aumenta perspectiva de crescimento do Brasil para 3,1%

10 de Outubro de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
placeholder
placeholder

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou nova elevação da perspectiva de alta do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil neste ano, que deve avançar 3,1% ante 2,1% pela estimativa anterior, divulgada em julho. Em 2022, o País cresceu 2,9%.

“A revisão em alta para 2023 desde julho reflete um crescimento mais forte do que o esperado no Brasil, impulsionado pela agricultura dinâmica e serviços resilientes no primeiro semestre de 2023”, justificou o FMI, acrescentando que “o consumo também permaneceu forte, apoiado por medidas de estímulo fiscal”.

O FMI também melhorou a projeção do PIB do Brasil para 2024, mas ainda assim vê a economia crescendo menos do que neste ano. O Fundo espera que o PIB apresente avanço de 1,5%, ante a previsão anterior de 1,2%. As novas projeções constam do relatório Perspectiva Econômica Mundial (WEO, na sigla em inglês), divulgado ontem.

O cenário desenhado pelo FMI coloca o Brasil em ritmo superior ao do crescimento esperado para a economia global neste ano, de 3%, mas abaixo do previsto para o conjunto de países emergentes e em desenvolvimento, de 4%. (Estadão Conteúdo)