Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

China corta exportação de minérios usados em chips

21 de Setembro de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
placeholder
placeholder

Exportações chinesas de dois minerais raros, usados na fabricação de semicondutores, foram reduzidas para zero em agosto, depois que o governo colocou restrições às vendas no exterior, sob o argumento de preservar a segurança nacional.

A China produz em torno de 80% do gálio mundial e 60% do germânio, segundo a Critical Raw Materials Alliance, porém não vendeu nenhum dos elementos no mercado internacional no mês passado, conforme mostram dados alfandegários chineses. Em julho, o gigante asiático havia exportado 5,15 toneladas de produtos forjados de gálio e 8,1 toneladas de produtos forjados de germânio.

O corte nas exportações pode indicar retaliação pelo governo chinês às restrições dos Estados Unidos e outros países, como o Japão, na venda de equipamentos de alta tecnologia ao país.

A Rússia também impôs restrições, mas temporárias, à exportação de gasolina e diesel, em uma decisão tomada para estabilizar os preços dos combustíveis no mercado interno. O decreto com a suspensão das vendas foi assinado pelo primeiro-ministro Mikhail Mishustin. “As restrições temporárias ajudarão a saturar o mercado de combustíveis, o que, por sua vez, reduzirá os preços para os consumidores”, diz o documento. (Da Redação)