Economia
Turismo representa quase 10% do PIB paulista
O turismo de São Paulo já representa quase 10% do Produto Interno Bruto (PIB) paulista, gerando 2,3 milhões de empregos, segundo levantamento do governo estadual, por intermédio da Secretaria de Turismo e Viagens. Os dados do balanço de oito meses para o setor foram apresentados à Comissão Permanente de Turismo da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), no último dia 12.
A expansão do turismo em São Paulo é expressiva no setor hoteleiro com um aumento de 4,2% na ocupação média em todo o Estado no primeiro semestre em relação a 2022. Os destaques ficam para a região da serra da Mantiqueira, com média de 53,8% de ocupação no semestre, e o interior paulista, com 54,6%.
No feriado prolongado de 7 de setembro, por exemplo, o Centro de Inteligência da Economia do Turismo vinculado ao governo de São Paulo estimou que 2,3 milhões de turistas circularam pelo território paulista e movimentaram R$ 3,6 milhões. A ocupação hoteleira atingiu uma média de 80,8%, ante os 69% esperados, puxados especialmente pelas cidades do Litoral Norte, que bateram 92% de ocupação.
Para o turismo sobre trilhos, o objetivo do governo estadual é implementar ao menos 10 trens turísticos em trechos do interior do Estado. (Da Redação)