Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Lira e líderes da Câmara discutem arcabouço

21 de Agosto de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
placeholder
placeholder

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) esteve reunido ontem com líderes partidários da Casa e representantes do Ministério da Fazenda para discutir o novo arcabouço fiscal. O relator do texto, Claudio Cajado (PP-BA), também participou da reunião. O encontro ocorreu uma semana após o mal-estar causado pela declaração do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre o “poder muito grande da Câmara”. A fala do chefe da equipe econômica foi entendida como uma crítica aos deputados, o que atrasou a votação da nova regra para controle das contas públicas.

Além de Lira, Cajado e os principais líderes partidários da Câmara, participou também da reunião o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, representando Haddad. O chefe da equipe econômica viajou para Joanesburgo (África do Sul) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para participar da 15ª Cúpula dos Brics, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

O arcabouço fiscal foi enviado pela Fazenda ao Congresso em abril, e aprovado pela Câmara em maio. Os senadores votaram o texto em junho, mas com alterações, o que fez o projeto voltar para nova análise dos deputados. A proposta substitui o atual teto de gastos, com regras mais flexíveis para as despesas do governo.

Ainda ontem, Lira voltou a defender o retorno da reforma administrativa à agenda legislativa, depois que a Casa encaminhou a reforma tributária ao Senado. E cobrou o governo para que tome a iniciativa. “Não quero colocar pressão sobre ninguém, mas vamos ter de cortar despesas”, disse Lira. (Estadão Conteúdo)