Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

BC: prévia do PIB tem alta de 0,63% em junho

14 de Agosto de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
placeholder
placeholder

A economia brasileira voltou a crescer em junho, conforme o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br). O indicador subiu 0,63%, na série sem efeitos sazonais Em maio, a queda havia sido de 2,05%. O IBC-Br é visto como uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) oficial do País, medido pelo IBGE.

No acumulado do segundo trimestre, o IBC-Br registra alta de 0,43%, abaixo do resultado registrado no primeiro trimestre (1,9%). A economista-chefe do Banco Inter, Rafaela Vitória, avalia que parte desse 0,43% ocorreu ainda por conta do impulso da agropecuária. Ela acrescenta que houve alguma recuperação da atividade econômica em junho, mas que, em geral, os sinais são de desaceleração.

Para o economista da CM Capital Matheus Pizzani, o crescimento do IBC-Br em junho se deu por fatores sazonais, que não devem se repetir. Por isso, diz ele, o resultado do mês não indica que há tendência de crescimento da economia à frente.

Conhecido como uma “prévia do Banco Central” para o PIB, o IBC-Br serve mais como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses.

A projeção atual do BC para 2023 é de crescimento de 2,0%, conforme o Relatório Trimestral de Inflação (RTI) de junho. Já a equipe econômica projeta expansão de 2,50%. (Estadão Conteúdo)