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Economia

Franquia no interior é alternativa mais barata

03 de Agosto de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Marcas têm estratégias para expansão em cidades menores
Marcas têm estratégias para expansão em cidades menores (Crédito: LUIZ SETTI / ARQUIVO JCS)

Franquias de marcas famosas chegam a custar metade do preço para quem quer investir no interior do País, em comparação com unidades em grandes centros. As marcas desenvolveram modelos pensados exclusivamente para cidades com até 100 mil habitantes.

A estratégia das marcas passa por três pilares essenciais: investimento menor, demanda reprimida e capilaridade -- expansão para outras áreas. A vantagem para as marcas é a de chegar com mais facilidade a outros pontos de venda. Para os franqueados, a vantagem é a redução de preço para investir em lojas.

O gerente de franquias da marca de roupas Reserva, Romulo Dias, que faz parte da Arezzo&Co., diz que a empresa percebeu uma demanda forte no interior, principalmente, por causa das boas vendas de seus produtos em lojas multimarcas.

Com a adaptação das lojas para o interior, o valor de investimento inicial na Reserva cai de cerca de R$ 1 milhão em cidades grandes para R$ 500 mil em municípios menores. O layout e a experiência do consumidor são mantidos, mas o tamanho da unidade é bem menor -- com a metragem mínima reduzida de 80 m2 para 50 m2.

Outros fatores ajudam a reduzir o custo. O preço de aluguel no interior é mais baixo, ainda mais se for loja de rua. Além disso, também há uma redução com custo de estoque, pois há menos peças a serem armazenadas.

A Hope, focada em moda íntima e de praia, tem 270 lojas, sendo que 263 são franquias -- 60% está fora de grandes centros. Enquanto em uma loja tradicional da Hope o investimento parte de R$ 450 mil, o modelo Duo (criado para interiorizar a marca) custa a partir de R$ 310 mil. (Estadão Conteúdo)