Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Leilão de transmissão tem deságio de 50,9%

30 de Junho de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
placeholder
placeholder

O primeiro leilão de linhas de transmissão do governo Lula terminou ontem com deságio médio de 50,97% e vitória de empresas que não são consideradas tradicionais agentes do setor.

Entre os vencedores, estão o consórcio Gênesis (formado pelas empresas The Best Car Transporte de Cargas e Entec Empreendimentos Eireli, desconhecidas no setor), a Rialma Administração e Participações, a Celeo e a Cymi Construções e Participações -- que já disputaram outros certames, mas surpreenderam ao desbancar empresas como State Grid, Taesa, EDP e Cemig.

Foram licitados nove lotes de concessões para construção e manutenção de 6.184 quilômetros de linhas, com investimentos de R$ 15,7 bilhões nos Estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Sergipe.

Entre as empresas mais tradicionais no setor de transmissão, Isa Cteep, Engie e Eletrobras conquistaram lotes. Antes do leilão, havia a expectativa de que o cenário macroeconômico de juros elevados e restrição a crédito levasse a um nível de deságios menores, além do domínio de grandes grupos nas disputas -- o que acabou não se confirmando.

Os próximos leilões estão marcados para dezembro deste ano e março de 2024. (Estadão Conteúdo)