Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

ANTT vai revisar metodologia de cálculo do preço mínimo do frete

A última atualização aconteceu em fevereiro deste ano, uma redução média nos valores de -5,72%

23 de Junho de 2023 às 09:51
Cruzeiro do Sul [email protected]
A definição da tabela do frete pôs fim a paralisação dos caminhoneiros, realizada em maio. Crédito da foto: Emídio Marques / Arquivo JCS (25/5/2018)
Cabe à própria ANTT a competência para publicar as normas referentes ao piso mínimo por quilômetro rodado, por eixo carregado, consideradas as especificidades de cada carga (Crédito: Emídio Marques / Arquivo JCS (25/5/2018))

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) começa a colher contribuições para revisão da Resolução nº 5.867/2020, que estabelece metodologia e coeficientes dos pisos mínimos do frete. O período para envio de contribuições começou nesta quinta-feira (22) e vai até o dia 21 de julho, informou a ANTT em nota.

A agência lembra que a Lei nº 13.703, de 8 de agosto de 2018, instituiu a Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas e outorgou à própria ANTT a competência para publicar as normas referentes ao piso mínimo por quilômetro rodado, por eixo carregado, consideradas as especificidades de cada carga.

"Com a edição da Medida Provisória nº 1.117/2022, transformada na Lei nº 14.445/2022, a Superintendência de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas (Suroc/ANTT), área técnica que acompanha a metodologia de atualização, identificou a necessidade, para a próxima revisão ordinária, prevista para a publicação de tabela atualizada para 20 de janeiro de 2024, de realização de estudos mais detalhados para aprimoramento da metodologia vigente, incluindo os valores de referência adotados nas planilhas de cálculo tendo como base os valores efetivamente praticados no mercado", disse na nota. (Estadão Conteúdo)