Economia
Indústria deve investir R$ 350 milhões em Itu
A Monin, fabricante de soluções aromáticas para bartenders, mixologistas, chefs e baristas, anunciou na terça-feira a construção de sua primeira fábrica na América Latina. A nova planta será em Itu, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), em um terreno próprio de 132 mil metros quadrados. As obras começam este mês e a produção deve ser iniciada no terceiro trimestre de 2024.
Com investimentos de R$ 350 milhões, o projeto prevê 200 empregos diretos e cerca de 300 indiretos na primeira etapa da operação industrial, além de 450 a 500 empregos diretos nas obras das edificações industriais e administrativas. A iniciativa conta com apoio da InvestSP, agência de promoção de investimentos do Estado, que assessorou a empresa em questões ambientais e de infraestrutura, inclusive nos trâmites junto a órgãos governamentais, como a Cetesb.
A fábrica vai priorizar o uso de materiais da região, além de adotar medidas para o consumo equilibrado de água e energia. Alexandre Boyer, diretor geral da empresa no Brasil, informa que a escolha de Itu para receber a primeira unidade de negócio da Monin foi estratégica: “a cidade tem uma excelente infraestrutura, acessos rodoviários e está próxima da capital e principal centro financeiro”. (Da Redação)