Economia
Serviços sobem em março, mas caem no trimestre
O volume de serviços prestados no País cresceu 0,9% em março ante fevereiro, após ter avançado 0,7% no mês anterior, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado de março ficou próximo das estimativas mais otimistas de analistas do mercado financeiro ouvidos pelo Estadão/Broadcast, que previam desde queda de 2,7% a alta de 1,1%, com mediana positiva de 0,4%. Apesar da surpresa positiva, os serviços registraram um recuo de 0,3% no primeiro trimestre de 2023 ante o quarto trimestre de 2022.
“Os avanços em fevereiro e março não foram suficientes para recuperar a queda em janeiro (-2,9%)”, disse o economista Yihao Lin, coordenador de economia da Genial Investimentos.Três das cinco atividades de serviços registraram avanços na passagem de fevereiro para março. Os destaques foram as altas de 3,6% no setor de transportes e de 2,6% nos serviços profissionais, administrativos e complementares.
Os serviços de informação e comunicação cresceram 0,2%. Houve recuos nos serviços prestados às famílias (-1,7%) e nos outros serviços (-0,6%).
De acordo com o IBGE, quatro das cinco atividades de serviços registraram avanços em março de 2023 em relação a março de 2022. O volume do setor de serviços teve uma alta de 6,3%, a 25ª taxa positiva consecutiva.
Os destaques foram os desempenhos de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (8,5%) e de informação e comunicação (6,5%).
Os demais avanços foram nos serviços prestados às famílias (3,7%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (5,5%). O setor de outros serviços ficou estável (0,0%). (Estadão Conteúdo)