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Economia

Vendas do Dias das Mães devem aumentar 6,5%

Sorocaba deve gastar cerca de R$ 174, em média, com presentes

02 de Maio de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Maioria disse que deve deixar a compra para últimos dias
Maioria disse que deve deixar a compra para últimos dias (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (8/5/2019))

O Dia das Mães deve registrar um aumento de 6,5% nas vendas em relação ao no passado em Sorocaba. A data, que será comemorada no próximo dia 14 de maio, é a segunda mais importante do calendário comercial, atrás somente do Natal. A projeção de vendas é da Associação Comercial de Sorocaba (Acso) em parceria com a Athon Ensino Superior.

A pesquisa de mercado foi realizada entre os dias 24 e 29 de abril e ouviu uma amostragem de 163 consumidores residentes na cidade para levantar a expectativa de compra de presentes para a data. Perguntados se pretendiam presentear as mães, sogras, avós e esposas/companheiras este ano, 80% responderam que sim, percentual maior que o registrado em 2022, conforme a Acso. O número de indecisos também caiu, de 18% para 9,5%.

“Apesar do momento conturbado que a economia atravessa, com inflação elevada e alta taxa de juros, -- além da guerra na Ucrânia, entre outros fatores -- os consumidores estão voltando aos hábitos de consumo que tinham antes da pandemia da Covid-19. O mercado está se aquecendo gradativamente e o comerciante precisa estar preparado para atender e fidelizar este consumidor que volta às compras como antes”, afirma Hygor Duarte, presidente da Acso.

A maioria dos entrevistados afirmou que pretende realizar a compra dos presentes no comércio de Sorocaba: 32% em shopping centers, 22% nas lojas da região central e 7% nas lojas de bairros. Em seguida estão quem prefere comprar nos grandes sites de comércio eletrônico. Esta preferência pelas lojas físicas é explicada principalmente pela facilidade de troca, caso seja necessário, segundo a Associação Comercial.

Em relação aos presentes a serem adquiridos, 61,4% dos entrevistados vão presentear com artigos de vestuário e/ou acessórios, seguidos por chocolates/bombons e perfumes/cosméticos. Já os eletroeletrônicos só representaram 3,5%.
Confirmando o velho hábito do brasileiro de deixar tudo para a última hora, o 72% dos consumidores afirmaram que vão comprar na semana, ou na véspera, que antecede a data.

Os consumidores tendem a comprar mais de um presente a média aponta para 1,7 presente por consumidor. Quanto aos valores a serem direcionados para o consumo, a expectativa dos consumidores será de gastar um valor médio R$ 174 no total, e um valor médio de R$ 110 por presente, valores maiores que os verificados no ano passado.

Quanto à forma de pagamento dos presentes, a maioria dos entrevistados (65%) afirma que vai utilizar o cartão de crédito. Em seguida são citados o cartão de débito (27%) e Pix (6%).

Estado de SP

Impulsionado pelo Dia das Mães, as vendas no varejo no Estado de São Paulo devem crescer 3,0% no quinto mês de 2023, na comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (FecomercioSP).

Com isso, o faturamento em maio deve atingir R$ 56,5 bilhões, R$ 1,4 bilhão a mais do que o total registrado no mesmo mês de 2022. Seria o maior faturamento para maio desde o início da série histórica, em 2008, segundo a estimativa da FecomercioSP. (Da Redação)