Economia
Toyota anuncia produção de novo carro na fábrica de Sorocaba
Já os motores do veículo serão fabricados na unidade de Porto Feliz; ao todo, 700 empregos diretos serão gerados nas duas plantas
A Toyota do Brasil anunciou, nesta quarta-feira (19), que vai produzir um novo automóvel compacto com tecnologia híbrida flex na fábrica de Sorocaba. Já os motores do veículo serão fabricados na unidade de Porto Feliz. Ao, todo, 700 empregos diretos serão gerados nas duas plantas. O investimento será de R$ 1,7 bilhão. A novidade foi divulgada pelo presidente da empresa, Rafael Chang, em cerimônia com o governador Tarcísio de Freitas no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) participou do evento.
Segundo Chang, o modelo do veículo combina um motor bicombustível, que funciona tanto a gasolina quanto a etanol, com outro elétrico, cuja bateria é autocarregada - não precisa de tomada. Na unidade de Porto Feliz, serão fabricados os motores, enquanto, em Sorocaba, haverá a montagem dos carros.
Ainda conforme Chang, o automóvel será exportado a 22 países. "É um dia histórico para a Toyota e o Estado de São Paulo (...) Esse investimento vai gerar emprego, renda e contribuir para a descarbonização do Brasil", declarou. A montadora está comemorando dez anos do lançamento do seu primeiro modelo híbrido no País, o Prius.
O anúncio acontece um ano após a Toyota decidir fechar a fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, onde produzia peças fornecidas a outras unidades da montadora no Brasil e na Argentina. Na época, a empresa justificou que buscava mais sinergia entre as unidades produtivas para aumentar a competitividade.
Outros modelos
Atualmente, a planta de Sorocaba já fábrica os modelos Yaris, Etios -- destinado à exportação -- e Corolla Cross. Além disso, a unidade de Porto Feliz faz os motores dos três. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)