Instituições bancárias
Itaú e Bradesco lideram ranking de marcas mais valiosas
As marcas de cerveja Skol e Brahma vêm em seguida, com valores de R$ 18,9 bilhões e R$ 13,3 bilhões
O Itaú Unibanco e o Bradesco possuem as marcas mais valiosas do Brasil, de acordo com levantamento da consultoria Interbrand. Em relação à pesquisa de 2022, os dois bancos viram o valor das marcas aumentar. Além disso, o Nubank estreou no ranking, na sétima posição. As Americanas, por sua vez, tiveram a maior queda no valor de marca no período.
O Itaú tem a marca mais valiosa do País, avaliada em R$ 44,4 bilhões, crescimento de 9% em um ano, enquanto a do Bradesco é avaliada em R$ 28,6 bilhões, alta de 4%.
As marcas de cerveja Skol e Brahma vêm em seguida, com valores de R$ 18,9 bilhões e R$ 13,3 bilhões. O Banco do Brasil completa o “top 5”, com marca avaliada em R$ 10,3 bilhões.
O ranking, que tem 25 marcas, teve uma estreia neste ano: o Nubank, que teve a marca avaliada em R$ 3,8 bilhões, à frente da Petrobras (R$ 3,5 bilhões) e do Magazine Luiza (R$ 3 bilhões). Do setor financeiro, também figuram no levantamento XP (12ª posição), Porto (16ª), Cielo (18ª), PagSeguro (22ª) e SulAmérica (24ª).
Além dos nomes do setor financeiro, há uma grande presença de empresas de varejo e consumo no levantamento, e as varejistas foram as responsáveis pelas maiores movimentações. A marca das Americanas teve a maior queda em valor em relação ao último levantamento, com baixa de 53%, para R$ 844 milhões. A companhia ocupa a 19ª posição no ranking. O maior crescimento também foi de uma varejista: a Renner viu seu valor aumentar 14%, para cerca de R$ 2 bilhões, o que a levou à 11ª posição no ranking. (Estadão Conteúdo)