Economia
Acesso ao site das Americanas despenca após início da crise
As Americanas afirmaram em comunicado ao mercado divulgado sexta-feira ter registrado queda de tráfego de internet nos seus canais. A companhia confirmou que perdeu 33% de usuários mensais ativos em janeiro, mês em que anunciou um rombo bilionário em suas contas e entrou em recuperação judicial com dívidas que superam R$ 40 bilhões.
A queda no tráfego de seus sites no período foi de 51%, de acordo com sua fonte oficial, SimilarWeb. O número de downloads do aplicativo de compras on-line da empresa também caiu 63%.
No comunicado, as Americanas dizem que avaliam alternativas referentes à reestruturação de suas dívidas e que mantêm conversas com o Citibank, mas ainda não houve contratação. A manifestação foi uma resposta a questionamentos da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a respeito de notícias que apontavam a contratação do banco para ajudar a estruturar a possibilidade de monetização de seus ativos e apoiar a busca de outras soluções financeiras. A companhia também afirmou não haver decisão sobre a venda de ativos como o hortifrúti Natural da Terra, a fintech Ame, a Let’s, a +Aqui e o grupo Único.
“Desde a divulgação do fato relevante de 11 de janeiro de 2023, a companhia tem sido alvo de uma ofensiva de rumores e informações sem qualquer fundamento na realidade, que acabam por prejudicar o real entendimento da situação da companhia”, dizem as Americanas. (Estadão Conteúdo)