Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Campos Neto pede ‘boa vontade’ com o governo

14 de Fevereiro de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto
O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto (Crédito: Wilson Dias/Agência Brasil)

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse ontem que os investidores têm de mostrar mais “boa vontade” com governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “O investidor é muito apressado, é muito afoito, e acho que precisamos ter um pouco mais de boa vontade com o governo”, disse ele, durante participação em evento organizado pelo banco BTG Pactual.

As declarações foram dadas um dia depois de Campos Neto participar do programa Roda Viva, durante o qual ele rejeitou a tese de aumentar a meta de inflação como caminho mais rápido para a redução dos juros. A pressão para essa mudança vem principalmente de Lula, que já classificou a atual Selic como uma “vergonha para o País” e se referiu a Campos Neto como “esse cidadão”.

Com o aumento do confronto, ministros passaram a alertar Lula de que uma crise na relação com o BC só contribui para elevar o chamado prêmio de risco pedido por quem compra papéis do Tesouro Nacional e financia o governo, impactando a curva de juros (situação que ocorre quando o mercado precifica uma alta de juros nos contratos futuros) e pressionando o câmbio. O dólar mais alto, por sua vez, retroalimenta a inflação e pode retardar, justamente, a queda de juros.

Ainda durante o evento no BTG, Campos Neto voltou a dizer que é “justo” que o governo questione o nível atual dos juros. ‘Faz parte do jogo”, disse ele. (Estadão Conteúdo)