Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Porto de Santos requer mais análises, diz TCU

14 de Dezembro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
placeholder
placeholder

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, sugeriu ontem, em seu voto sobre o projeto de privatização do Porto de Santos, que o futuro governo analise outras vendas de autoridade portuária antes de avançar com o leilão do maior complexo portuário da América Latina. A posição do ministro coincide com as preocupações de auxiliares do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que querem adiar o leilão para avaliar a modelagem e os efeitos da política de privatização em outros ativos.

“O modelo de privatização de autoridade portuária só foi feito no Brasil em um único porto, nem sequer temos uma primeira avaliação dos riscos e problemas que podem derivar dessa privatização”, apontou Bruno Dantas.

O governo Bolsonaro fez o primeiro leilão de autoridade portuária no início do ano, quando vendeu a Codesa, companhia que administrava os portos de Vitória e de Barra do Riacho, no Espírito Santo. O julgamento sobre o caso de Santos foi suspenso por um pedido de vista do ministro Walton Alencar.

Auxiliares de Lula entendem que podem buscar outras alternativas à desestatização, como a concessão de serviços específicos do porto, caso de dragagem. (Estadão Conteúdo)