Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Dólar sobe 1,22% com aumento de tensão eleitoral

27 de Outubro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Dólar
Dólar (Crédito: Valter Campanato/Agência Brasil)

Após instabilidade e troca de sinais pela manhã, o dólar encerrou a sessão de ontem em alta de 1,22%, cotado a R$ 5,3817, na máxima da sessão. Foi o terceiro pregão consecutivo de avanço da divisa, que já acumula valorização de 4,54% na semana e se aproxima dos níveis de fechamento vistos antes do primeiro turno da eleição presidencial, na casa de R$ 5,39.

Segundo profissionais do mercado, o aumento da tensão pré-eleitoral impossibilitou mais uma vez que o real se beneficiasse do enfraquecimento da moeda americana no exterior, em meio à consolidação das apostas em uma moderação do ritmo de alta de juros nos Estados Unidos.

A postura defensiva dos investidores refletiria incertezas sobre a condução da política econômica em eventual governo Lula e temores de crise institucional, caso Jair Bolsonaro questione uma possível derrota no pleito sob pretexto de fraude nas urnas eletrônicas ou má conduta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na véspera de divulgação dos resultados trimestrais da empresa, o bom desempenho de Vale (ON +2,22%) na sessão foi contraponto ao terceiro dia de perdas consecutivas para o Ibovespa, em retração de mais de 7 mil pontos para o índice desde o fechamento da sexta-feira. Ontem, no menor nível desde 14 de outubro (112.072,34), a referência da B3 encerrou em baixa de 1,62%, aos 112.763,79 pontos. Na semana, o Ibovespa cede 5,97%, limitando o ganho do mês a 2,48% -- no ano, sobe 7,58%. (Estadão Conteúdo)