Economia
Compra on-line é preferida por 64% dos consumidores

Mesmo com a reabertura da economia após o período mais crítico da pandemia de Covid-19, o comércio eletrônico continua sendo a principal escolha dos consumidores. Segundo uma pesquisa feita recentemente pela NZN Intelligence, as compras on-line são preferidas por 64% dos entrevistados, enquanto 36% preferem adquirir produtos nas lojas físicas.
O movimento, segundo a presidente da NZN Intelligence, Tayara Simões, reflete não apenas o maior acesso à internet, mas também uma mudança no comportamento de consumo dos usuários, que cada vez buscam mais informações sobre o produto antes da aquisição. De acordo com o levantamento, por exemplo, 87% das pessoas que compram on-line disseram que fazem pesquisas sobre o produto antes de comprá-lo.
Desse total, a maioria se informa por meio das opiniões de outros usuários nos anúncios (56%), por sites especializados (53,4%) ou por canais de especialistas no YouTube (42,4%). Ainda segundo a pesquisa, 32% dos entrevistados afirmaram que seu consumo on-line “aumentou bastante” após a pandemia, enquanto 27% disseram que aumentou um pouco, 26% que o volume permaneceu o mesmo e 15% afirmaram ter reduzido as compras on-line no período.
“As pessoas estão mais críticas sobre o que consomem, e elas entenderam que a compra on-line dispõe de mais ferramentas para que elas consumam de forma mais consciente, fazendo pesquisa e até se planejando melhor”, afirmou Simões, ponderando que a evolução da tecnologia e da segurança on-line também são fatores importantes para o crescimento do comércio digital.
Apesar de o consumo on-line se mostrar uma tendência, Simões reitera que ainda há um caminho a ser percorrido pelas empresas, pois “muitas companhias precisaram se adaptar rapidamente para o digital durante a pandemia”. (Estadão Conteúdo)