Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Consumo das classes C e D cresceu 11,3% em SP, aponta pesquisa

Levantamento é referente ao mês de julho; supermercado, restaurante e transporte foram os setores que registraram maior aumento

15 de Setembro de 2022 às 15:10
Cruzeiro do Sul [email protected]
Intenção de consumo das famílias cresce 2,9%
Consumo das classes C e D cresceu 11,3% no Estado (Crédito: )

O consumo das classes C e D no Estado de São Paulo fechou em alta de 11,3% em julho, se comparado a junho, de acordo com a Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander. O levantamento é realizado mensalmente e busca traçar o perfil do consumidor das classes C e D em todo o País.

As maiores altas no estado ocorreram nos setores de supermercado (12%), restaurante (11%), transporte (8%), lojas de artigos diversos (3%), prestadores de serviços (2%) e serviços (2%). No entanto, houve queda de gastos com companhias aéreas (-10%), rede on-line (-7%), lojas de roupas (-6%), combustível (-3%), diversão e entretenimento (-2%) e hotéis e motéis (-2%).

No Brasil, o aumento foi de 8% em julho ante junho deste ano. Todas as regiões do País mostraram elevação no consumo, com o norte impactando mais no resultado (11,5%). O centro-oeste fechou com alta de 9,4% no consumo, seguido do sudeste (8,4%), sul (8,3%) e nordeste (6,6%).

Luciana Godoy, CEO da Superdigital Brasil, afirma que “o consumo das famílias mostrou melhora em julho e a expectativa é de que permaneça nos próximos meses, já que a inflação tem mostrado algum recuo e o pagamento do novo auxílio começou em agosto”.

No Brasil, os setores que se destacaram com as altas mais significativas foram supermercados (12%), restaurantes (12%), prestadores de serviços (6%), transportes (4%) e lojas de artigos diversos (45). Já os setores que mostraram quedas no consumo foram de rede online (-12%) e roupas (-4%). Outro dado da pesquisa apontou que 87% dos gastos totais foram feitos presencialmente, mantendo o indicador de junho. (Da Redação)