Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

ONU pede acordo para aumentar exportação de fertilizantes da Rússia

15 de Setembro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Secretário-geral da ONU alertou para redução de safras
Secretário-geral da ONU alertou para redução de safras (Crédito: JEFF PACHOUD / ARQUIVO AFP (9/9/2022))

O secretário-geral da ONU, António Guterres, teve diálogo com o presidente russo Vladimir Putin e disse que espera acordo para ampliar a exportação de fertilizantes e amônia (insumo necessário para produzi-los).

“Remover os obstáculos que ainda existem em relação à exportação de fertilizantes russos é essencial”, disse Guterres a jornalistas depois de conversar com Putin. O acordo também facilitaria o embarque de alimentos.

A amônia é um ingrediente importante para os fertilizante de nitrato. Um oleoduto que levava o produto da região russa do Volga para o porto de Pivdennyi, no Mar Negro, foi fechado quando a Rússia invadiu a Ucrânia no final de fevereiro.

As Nações Unidas, por intermédio de Guterres, estão agora tentando negociar a retomada dessas exportações de amônia. O secretário-geral da ONU disse que há uma situação dramática no mercado mundial de fertilizantes.

Para ele, há risco de uma crise no mercado de fertilizantes. ‘Temos notícias de diferentes partes do mundo onde as áreas cultivadas são menores do que no ciclo anterior, o que significa que corremos o risco de ter em 2022 uma falta real de alimentos”, disse.

Guterres afirmou que houve algumas exportações de alimentos e fertilizantes russos, mas que foram “abaixo do desejável e do que será preciso”. (Da Redação)