Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Novo presidente da Eletrobras aposta na busca de eficiência

14 de Agosto de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Wilson Ferreira Júnior
Wilson Ferreira Júnior (Crédito: DIVULGAÇÃO / ELETROBRAS)

Eleito no dia 5 de agosto como novo presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior, já começa a vislumbrar como será a companhia após a concretização da privatização, e aposta na modernização e na busca de eficiência nas operações para tornar a empresa a principal geradora de energia renovável do País e uma das maiores do mundo.

“Vamos buscar eficiência, acho que o mercado espera que exista isso, até como um fruto da privatização”, disse Ferreira. Segundo ele, uma das primeiras medidas que adotará quando reassumir o comando a Eletrobras, em setembro, será avançar em projetos de digitalização e modernização de sistemas, especialmente nas hidrelétricas da empresa. Essa seria uma maneira de melhorar a operação desses ativos e a geração de energia.

Enquanto avança com um programa de modernização, Ferreira Jr. pretende levar ao conselho de administração uma proposta para investir em energias renováveis, especialmente eólicas e solares. “Fizemos um plano de desenvolvimento estratégico que previa isso, e agora nos primeiros dias vamos conversar com o conselho. É uma decisão que precisamos maturar”, comentou.

No segmento de transmissão, o presidente eleito da companhia disse que o objetivo é que a empresa volte a ser competitiva nos leilões, como forma de buscar o crescimento também nessa área.

Corte de custos

Já em relação à redução de custos aguardada pelo mercado, ele mencionou que continuará avaliando junto ao conselho de administração onde é possível fazer cortes, e afirmou que a possibilidade de abrir novos Planos de Demissão Voluntária (PDVs) será analisada. (Estadão Conteúdo)