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Economia

Jovens da Geração Z preferem canais digitais para investir

Pesquisa indicou meios de aplicações no mercado financeiro por faixas etárias

14 de Agosto de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Grupo entre 16 e 25 anos é mais aberto a ações e criptomoedas
Grupo entre 16 e 25 anos é mais aberto a ações e criptomoedas (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A Geração Z -- jovens entre 16 e 25 anos -- é a que mais recorre a canais digitais para entender melhor sobre os investimentos disponíveis no mercado e a que mais ouve os influenciadores digitais em suas redes sociais nessa busca por informação sobre o melhor produto. Quando decide investir, essa geração também é a mais tecnológica, usando preferencialmente aplicativos de instituições financeiras, e ao escolher onde vai aplicar seu dinheiro, está mais aberta a produtos financeiros de maior risco, como criptomoedas e ações.

Os dados que mostram esse panorama são do Raio-X do Investidor Brasileiro, pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) em parceria com o Datafolha, e que nesta quinta edição traz recortes também por geração.

Marcelo Billi, superintendente de Comunicação, Certificação e Educação de Investidores da Anbima, avalia que o resultado mostra uma “mudança de comportamento clara entre as gerações”, com um processo de digitalização acelerada que tem uma forte adesão das gerações mais novas. “Os dados sobre o acesso a canais digitais da Geração Z mostram realmente um ponto de inflexão, com um número muito mais significativo do que as demais gerações aderindo aos canais digitais para buscar informações, decidir como e onde aplicar e implementar essa decisão”, afirma o executivo.

Os canais digitais -- aplicativos e sites de bancos e corretoras, portais de notícias, fóruns online e blogs -- têm a preferência de 40% dos investidores da Geração Z, maior porcentual entre todos os grupos quando estimulados e apresentadas múltiplas respostas sobre qual o principal meio na busca por informações sobre investimentos. Os influenciadores digitais também são relevantes, com índice de 12%, proporção que chega a ser o dobro da média da população (6%).

Entre os chamados Millenials -- pessoas entre 26 e 40 anos --, 32% têm preferência por canais digitais e 9% acompanham os influenciadores. Os números vão caindo conforme as gerações avançam: na Geração X -- pessoas entre 41 e 60 anos -- os números são respectivamente 22% e 3%, e entre os chamados Boomers -- 61 a 75 anos --, são 13% e 2%.

Nas respostas espontâneas e sobre canais específicos de mídia, YouTube (59%) e Instagram (52%) se destacam entre as preferências da Geração Z, ante uma média de 37% e 25%, respectivamente, quando observados os dados de todas as gerações que procuram informações sobre investimento.

A televisão é o meio favorito entre a Geração X (39%), os Boomers (46%) e as pessoas com mais de 76 anos (51%). Portais e sites são mais utilizados pela Geração Z (32%) e Millenials (30%), enquanto o WhatsApp e revistas ou jornais têm respectivas médias de 22% e 20% entre as gerações.

Aplicativos de banco

Quando questionados sobre o principal meio utilizado para fazer um aporte financeiro, o aplicativo do banco foi a resposta de 54% dos investidores da Geração Z, seguida pela preferência por ir pessoalmente ao banco (15%) e os aplicativos de corretoras de investimentos (11%). (Estadão Conteúdo)