Buscar no Cruzeiro

Buscar

Em avanço

Produção de veículos tem maior volume em 20 meses

Alta no número de unidades fabricadas no País em julho foi de 33,4%

05 de Agosto de 2022 às 22:51
Cruzeiro do Sul [email protected]
Montadoras produziram 219 mil veículos no mês passado
Montadoras produziram 219 mil veículos no mês passado (Crédito: DIVULGAÇÃO GM)

No maior volume em 20 meses, a produção da indústria de veículos fechou o mês de julho marcando crescimento de 33,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Se comparada a junho, a alta registrada foi de 7,5%, conforme balanço divulgado ontem pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Entre carros de passeio e utilitários leves, como picapes e vans, caminhões e ônibus, 219 mil unidades foram produzidas no mês passado, número mais alto desde novembro de 2020 (238,2 mil).

A irregularidade no fornecimento de peças persiste, sendo responsável no mês passado por paralisações, de parte ou até mesmo de toda a produção, em fábricas de marcas como Volkswagen, Nissan, Renault e Mercedes-Benz (caminhões). A reabertura do porto de Xangai, após restrições que, entre abril e maio, congestionaram o transporte internacional de mercadorias, trouxe porém um alívio ao fluxo de peças.

“Temos percebido uma melhora substancial de semicondutores”, disse Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea. “O setor teve importante aumento no fornecimento de semicondutores e a tendência é que isso continue de maneira crescente. A impressão que temos é de que o pior está ficando para trás”, afirmou Leite.

De acordo com os dados da Anfavea, no acumulado desde o primeiro dia do ano, a queda de produção nas montadoras foi reduzida a 0,2% na comparação com igual período de 2021, somando agora 1,31 milhão de unidades.

As vendas de veículos subiram 3,7% no mês passado, quando comparadas a julho de 2021. O resultado se deu por um maior direcionamento da produção das montadoras a clientes frotistas. Só para as locadoras, cujas vendas vinham numa média mensal, no primeiro semestre, inferior a 35 mil, a indústria entregou em julho 45,4 mil carros, ou 27% do total.

As montadoras embarcaram 41,9 mil veículos a mercados internacionais no mês passado, volume que corresponde a um crescimento de 76,3% na comparação com julho de 2021. Frente a junho de 2022, as exportações caíram 11,4%.

Com o resultado, as exportações de veículos, que têm na Argentina o principal destino, somaram 288,2 mil unidades desde o início do ano, com alta de 28,7% em relação aos sete primeiros meses de 2021.
O levantamento da Anfavea mostra ainda que as montadoras abriram 1,3 mil vagas de trabalho em julho, encerrando o mês com 103,8 mil pessoas empregadas. (Estadão Conteúdo e Redação)