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Economia

Dia dos Pais tem boa expectativa do comércio

05 de Agosto de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Data especial será comemorada este ano no dia 14 de agosto
Data especial será comemorada este ano no dia 14 de agosto (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (2/8/2021))

O Dia dos Pais, comemorado este ano no dia 14 de agosto, está entre as datas mais movimentadas do calendário comercial. O setor de economia da Associação Comercial de Sorocaba (Acso), em parceria com a Athon Ensino Superior, observa que a atividade econômica apresenta sinais de recuperação e é boa a expectativa para as vendas na data.

Pesquisa da Acso indica que a maioria dos consumidores (59,4%) compraram presentes para os pais em 2021 e, em 2022, 64,9% já se decidiram pela compra, volume maior em relação ao ano anterior. Sobre o local das compras, 33,8% vão optar pela internet, 33,4% pelos shoppings centers e 32% pelas lojas do centro/bairros. Os presentes serão: roupas e calçados (48%), perfumes e cosméticos (21%), ferramentas (12%) e bebidas (7%), seguidos de outros itens.

O cartão de crédito será o principal meio de pagamento (48%), seguido pelo débito (36%) e Pix (10%). O tíquete médio de compra para a data será de R$ 161, conforme a pesquisa
Mais uma vez, segundo a Acso, ficou evidenciada a “cultura” do consumidor de deixar a escolha para a última hora, pois 70% dos entrevistados afirmaram que vão sair às compras na semana do Dia dos Pais e 24% na véspera.

Shoppings

Os lojistas de shoppings acreditam que o resultado do Dia dos Pais será mais significativo neste ano do que em 2021. Segundo dados de uma sondagem feita com associados da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), que representam mais de 40 mil lojistas associados, a expectativa é de um aumento de 15% sobre o ano passado.

De acordo com a entidade, a data deve movimentar cerca de R$ 24 bilhões em vendas. “A expectativa poderia ser melhor se não fosse a disparada da inflação e do endividamento das famílias que chega em 77,3%. Mas de acordo com o levantamento que fizemos, entendemos que o consumidor vai presentear, porém, com mais cautela, em um cenário melhor que o do ano passado”, comenta Luis Augusto Ildefonso, diretor institucional da Alshop. (Da Redação)