Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Ministro da Economia diz que teto de gastos é ‘retrátil’

04 de Agosto de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Ministro falou em palestra no evento Expert XP 2022
Ministro falou em palestra no evento Expert XP 2022 (Crédito: WILTON JUNIOR / ARQUIVO ESTADÃO CONTEÚDO (9/5/2022))

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o teto de gastos é “retrátil” e pode ser levantado em caso de pandemia ou guerra. O ministro admitiu que o governo furou o limite de gastos para implementar o aumento do valor no Auxílio Brasil, mas que a ação não foi para “aumentar o Estado”, mas para proteger os mais frágeis.

“Vocês violaram o teto? A resposta é sim, nós violamos o teto. O teto é para impedir o crescimento do governo, porque nós somos liberais e nós queremos reduzir o peso do governo. Então, o teto é para não deixar subir o governo. Aí chega uma doença, eu tenho que transferir dinheiro para as pessoas. Eu estou fazendo o governo crescer? Não, eu estou dando um auxílio para os mais frágeis”, disse Guedes em palestra na Expert XP 2022, na capital paulista.

O ministro ressaltou que a quebra do teto fiscal está amparada pelas receitas extraordinárias do governo não orçadas, como os dividendos das empresas estatais que tiveram lucro. Guedes disse ainda que poderá manter o Auxílio Brasil para além do fim de 2022 e corrigir a tabela do Imposto de Renda caso seja aprovada a reforma tributária. (Agência Brasil)