Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Fed eleva taxa nos EUA pelo 2º mês consecutivo

28 de Julho de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Federal Reserve (banco central norte-americano)
Federal Reserve (banco central norte-americano) (Crédito: Chris Wattie / Reuters)

Pressionado a conter a escalada da inflação nos Estados Unidos, o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) decidiu elevar ontem, pelo segundo mês consecutivo, a taxa de juros no país em 0,75 ponto porcentual. Assim, o intervalo será de 2,25% a 2,5% ao ano, o maior patamar desde dezembro de 2018. A subida nos juros americanos afeta diretamente os investimentos e o câmbio no Brasil, porque tende a levar a uma saída de investidores de países emergentes.

“Os indicadores recentes de gastos e produção suavizaram. No entanto, os ganhos de emprego foram robustos nos últimos meses e a taxa de desemprego permaneceu baixa. A inflação permanece elevada, refletindo desequilíbrios de oferta e demanda relacionados à pandemia, preços mais altos de alimentos e energia e pressões mais amplas sobre os preços”, diz o comunicado do Fed, que classifica a guerra entre Rússia e Ucrânia como fonte adicional de pressão sobre a inflação e a atividade econômica global.

O presidente do Fed, Jerome Powell, disse que é essencial reduzir a inflação para a meta de 2% “se quisermos ter um período sustentado de fortes condições do mercado de trabalho que beneficiem a todos, do ponto de vista do nosso mandato de promover o máximo de emprego e estabilidade de preços”. (Estadão Conteúdo)