Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Embraer faz parceria para ‘carro voador’ voltado à defesa

20 de Julho de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Eve, da Embraer, desenvolve veículo aéreo elétrico
Eve, da Embraer, desenvolve veículo aéreo elétrico (Crédito: REPRODUÇÃO)

A gigante brasileira do setor aeronáutico Embraer anunciou ontem uma parceria com a britânica BAE Systems para a formação de um novo negócio voltado ao desenvolvimento de variantes do “carro voador” (eVTOL, na sigla em inglês) especializado no setor de defesa, área em que a Embraer também tem tradição.

O anúncio foi feito durante o Farnborough Airshow, evento do setor aeronáutico na Inglaterra. Com a utilização do eVTOL na área de defesa, as empresas estimam uma encomenda adicional de 150 unidades, que se somam aos 1.910 pedidos que a Embraer já angariou para o modelo, que só deve começar a operar comercialmente a partir de 2026.

“Nosso eVTOL pode ser adaptado para atender diversas aplicações essenciais neste mercado, como resposta humanitária e socorro em desastres”, disse o copresidente da Eve (empresa da Embraer que desenvolve os carros voadores), André Stein.

Jatos comerciais

Além do potencial negócio da Eve, a Embraer anunciou duas novas encomendas de jatos: uma de 20 aeronaves comerciais Embraer E195-E2, feita pela Porter Airlines, e outra de oito jatos E175 -- com opções para a compra de mais 13 -- pela Alaska Air, que faz parte do grupo Horizon. Considerados os preços de tabela, os pedidos somam e R$ 2,7 bilhões. (Estadão Conteúdo)