Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Em livro, FGV propõe tornar IR mais justo

17 de Julho de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Sistema tributário acaba penalizando os mais pobres
Sistema tributário acaba penalizando os mais pobres (Crédito: ARQUIVO / AGÊNCIA BRASIL)

Em ano de eleições e com a votação da reforma tributária interditada no Congresso, o Observatório de Política Fiscal da Fundação Getúlio Vargas (FGV) lançou o livro digital “Progressividade Tributária e Crescimento Econômico”, com propostas para tornar o sistema tributário nacional mais justo, prejudicando menos os mais pobres.

O lançamento coincide com as polêmicas desonerações de tributos promovidas recentemente pelo governo e pelo Congresso para forçar a queda dos preços, mas feitas sem uma mudança estrutural da reforma tributária. O livro é gratuito e pode ser baixado no portal do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da FGV.

São 10 autores, em 13 capítulos, que abordam formas de tornar a cobrança de tributos mais progressiva, ou seja, um sistema no qual contribuintes com maior renda pagam mais impostos.

“O que ocorreu na tributação do Imposto de Renda foi uma mistura de lobbies muito poderosos que distorceram a reforma”, diz Manoel Pires, organizador do livro e coordenador do Observatório de Política Fiscal. (Estadão Conteúdo)