Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Vendas de veículos caem 4,8% em junho, aponta Fenabrave

06 de Julho de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: VINICIUS FONSECA / ARQUIVO JCS (23/4/2020))

As vendas de veículos deram sinal de acomodação em junho, após dois meses de recuperação, com o mercado recuando 4,81% no mês passado frente a maio. Na comparação com o mesmo mês de 2021, a queda foi de 2,39%, conforme balanço divulgado ontem pela Fenabrave, a associação que representa as concessionárias.

No total, foram vendidas durante o mês passado 178.063 unidades, entre carros de passeio, utilitários leves, como picapes e vans, caminhões e ônibus. O ritmo diário ficou próximo ao registrado em maio, até aqui o melhor resultado do ano, mas o calendário de junho, com um dia a menos de venda, contribuiu para uma maior diferença entre os dois meses.

Com isso, as vendas de veículos acumularam 917.942 unidades desde o primeiro dia do ano, 14,53% a menos do que nos seis primeiros meses de 2021, quando o volume era de 1.073.937.

As dificuldades de abastecimento na indústria continuaram em junho, levando a paradas por falta de peças, principalmente componentes eletrônicos.

Os lockdowns por causa da política de “Covid zero” da China agravaram a irregularidade no fornecimento por não só restringir as exportações de produtos chineses, como também limitar a oferta de navios e contêineres para o transporte dos materiais de outras origens, por causa do congestionamento de navios nos portos do país. (Estadão Conteúdo)