Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Oferta de voos atinge níveis próximos ao pré-pandemia, diz Anac

05 de Julho de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Número de passageiros transportados ainda é inferior.
Número de passageiros transportados ainda é inferior. (Crédito: RAFAEL NEDDERMEYER / FOTOS PÚBLICAS )

Os principais indicadores do transporte aéreo no mercado doméstico -- ASK (demanda) e RPK (oferta) -- atingiram níveis próximos ao apurado no período pré-pandemia, aponta relatório de demanda e oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicado na última sexta-feira. Em maio deste ano, a oferta registrou uma alta de 6% quando comparada a igual intervalo de 2019.

Segundo a autarquia, essa foi a primeira vez que um dos itens do relatório apresenta crescimento em relação ao período anterior à crise sanitária. Já a demanda fechou o mês de maio com uma queda de 2,5% em relação ao período pré-pandemia.

Na comparação com o mesmo intervalo de 2021, os dois indicadores tiveram alta de 87,6% e de 71,5%, respectivamente.

O número de passageiros transportados no mercado doméstico em maio (6,4 milhões) ficou 10% inferior ao de 2019. Frente aos dados apurados no mesmo intervalo do ano passado, houve crescimento de 75,8%.

O transporte de carga fechou maio com queda de 6,1% em relação ao mesmo intervalo de 2019, com pouco mais de 36 mil toneladas despachadas no mercado doméstico. Na comparação anual, houve avanço de 16%.

A Latam liderou o mercado doméstico no mês, com 33,7% do total, seguida de muito perto pela Azul (33,3%) e pela Gol (32,6%). (Estadão Conteúdo)