Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Copom indica que BC deve adotar juros altos por mais tempo

22 de Junho de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Edifício-sede do Banco Central no Setor Bancário Norte, em lote doado pela Prefeitura de Brasília, em outubro de 1967.
Edifício-sede do Banco Central no Setor Bancário Norte, em lote doado pela Prefeitura de Brasília, em outubro de 1967. (Crédito: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil)

A ata da mais recente reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada ontem pelo Banco Central, indica que o BC deve adotar uma estratégia de juros altos por mais tempo, de forma a garantir a convergência da inflação para o centro da meta até 2024 (3,0%), segundo avaliação de economistas ouvidos pelo Estadão/Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. Por essa avaliação, o mais provável é um cenário com a Selic (a taxa básica de juros) acima de 10% no fim de 2023 e em nível ainda restritivo por boa parte do ano seguinte.

Na reunião feita na semana passada, o Copom decidiu por unanimidade elevar a Selic em 0,5 ponto porcentual, para 13,25% ao ano. O comitê ainda sinalizou que um novo aumento -- “de igual ou menor magnitude” -- deve ser anunciado no encontro marcado para agosto.

Após a divulgação da ata, o JPMorgan aumentou de 9,75% para 11,0% sua projeção para a Selic no fim de 2023, com início dos cortes apenas no segundo trimestre. (Estadão Conteúdo)